O esporte

O TAEKWONDO é uma Arte Marcial que tem muito para oferecer a todos os seus praticantes. Taekwondo é um dos esportes de luta mais praticado no mundo, por indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. É Arte Marcial, Defesa Pessoal, Treinamento Físico e Esporte Olímpico.

A prática do Taekwondo contribui decisivamente para a educação psicomotora da criança. É uma das melhores atividades educacionais, já que mantém a mente tão ocupada quanto o corpo. O aluno encontra no Taekwondo circunstâncias similares a vida real: alegria, desafios, auto-satisfação, entre outras. O aluno começa a entender os movimentos do Taekwondo como um meio de recreação e esporte, e não como uma maneira de violência gratuita.


Benefícios do Taekwondo

- Disciplina
- Melhora da concentração
- Controle da ansiedade
- Desenvolve o autocontrole
- Desenvolve a autoconfança, comunicação, liderança
- Melhora o equilíbrio e a flexibilidade
- Condicionamento físico, melhora a disposição
- Contribui para a perda de peso
- Defesa pessoal
 

Princípios do esporte

- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Autocontrole
- Espírito indomável

Juramento do Taekwondo

1 – Observar as regras do Taekwondo; 2 – Respeitar mestres e meus superiores; 3 – Nunca fazer mal uso do Taekwondo; 4 – Ser campeão da liberdade e justiça; 5 – Construir um mundo mais pacífico.

História do Taekwondo

Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988).
Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.
 

Graus de aperfeiçoamento

Assim como em quase todas as artes marciais, o Taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Cores e Faixas


Cor Faixa
9º Gub - Branca
8º Gub - Amarela
7º Gub - Laranja
6º Gub - Verde
5º Gub - Azul Claro
4º Gub - Azul Escuro
3º Gub - Roxa
2º Gub - Vermelha
1º Gub - Ponta Preta
1º ao 9º Dan - Preta


Curiosidades sobre o Esporte

Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 2 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os Estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se Esporte Olímpico em 1988.

O Taekwondo tornou-se Esporte Olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000.

A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é a entidade nacional que administra o desporto da modalidade Taekwondo no Brasil. É filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, à União Pan-americana de Taekwondo e à Federação Mundial de Taekwondo.

Fonte: http://www.cbtkd.org.br/confederacao-brasileira-de-taekwondo/

 

CHEGADA AO BRASIL

O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.

Proteção

- O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixas pretas.
- O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em junho de 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar com 10 medalhas conquistadas (5 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze). O próximo campeonato mundial acontecerá em maio de 2019, na cidade de Londres (Inglaterra).
- A maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.
 


Taekwondo nas Olimpíadas

Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.