"O mais importante não é a medalha mas sim,o caminho percorrido para chegar até ela"

Fernando Madureira

Homem

Biografia

FERNANDO MADUREIRA, Mestre de Taekwondo Faixa preta 7º Dan e Técnico da Seleção Brasileira 2004 a 2016. Graduado em Educação Física CREF3442G/PR.

Técnico na Olimpíada da CHINA/ 2008 na conquista da primeira medalha olímpica da história do Taekwondo. Olimpíadas de LONDRES/ 2012. E Analista tático na Olímpiada do RIO/ 2016. Único técnico da América do Sul a participar de três Olímpíadas e consecutivamente.

Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas 9 anos. Aos 11 anos de idade conheceu o Taekwondo. O esporte o manteve com olhos no futuro e determinado no presente. Aos 19 anos teve a primeira oportunidade como professor. Foi na antiga ACEL. Depois passou a dar aulas na sede social do Grêmio e no Londrina Country Club. A equipe cresceu, nesta época começou a formar os primeiros faixas pretas e conquistar títulos. Madureira também atuava como atleta, ganhador de títulos nacionais e internacionais.

Em 1994, aos 25 anos, após 2 cirurgias percebeu que teria que trilhar novos caminhos. Em 1996 as oportunidades se abrem para atuar como técnico. E neste momento se reinventa e idealiza o ´Brazil Open de Taekwondo Championship´ hoje, o maior evento da modalidade da América do Sul.

 

Devido ao crescimento do Taekwondo no Country e mudanças de estrutura no Clube, decide abrir sua própria academia. Em 1997 inaugura a Academia na JK 300 com Taekwondo e Musculação. Contava com apenas um professor que o auxiliava. Início de uma nova história.

É empresário, técnico, professor, ministra palestra em todo o Brasil, criador de inúmeros projetos esportivos sociais. Sempre investiu em sua carreira e profissionalização. Contabiliza em sua trajetória mais de 40 viagens internacionais com o Taekwondo. Formou-se mestre de Taekwondo na Coréia do Sul, trouxe o método ´baby Taekwondo´ para o Brasil.

Assessora diversas Academias de Taekwondo no Paraná. Já formou mais de 200 faixas pretas e 10 mestres de Taekwondo. Atuou como Conselheiro do CREF (Conselho Regional de Educação Física) de 2011 a 2013. Foi eleito presidente da Federação PR de Taekwondo gestão 2008 a 2016. Eleita melhor Federação do Paraná em 2015 (dentre todas as modalidades esportivas) no Premio Orgulho Paranaense . E eleito melhor dirigente Desportivo pelos relevantes serviços prestados ao Esporte.

Seleção Brasileira de Taekwondo

Desde 2004 Fernando Madureira é técnico da seleção Brasileira de Taekwondo. O auge como técnico somente foi possível porque mantém uma base de atletas com treinamento intensivo em Londrina. O Taekwondo é de característica individual, mas a base é a equipe, que treina junto diariamente e dá segmento sempre revelando novos talentos. A equipe Madureira é composta por cerca a de 50 atletas entre categoria juvenil e adulto.