O TAEKWONDO é uma Arte Marcial que tem muito para oferecer a todos os seus praticantes. Taekwondo é um dos esportes de luta mais praticado no mundo, por indivíduos de ambos os sexos e de todas as faixas etárias. É Arte Marcial, Defesa Pessoal, Treinamento Físico e Esporte Olímpico.
A prática do Taekwondo contribui decisivamente para a educação psicomotora da criança. É uma das melhores atividades educacionais, já que mantém a mente tão ocupada quanto o corpo. O aluno encontra no Taekwondo circunstâncias similares a vida real: alegria, desafios, auto-satisfação, entre outras. O aluno começa a entender os movimentos do Taekwondo como um meio de recreação e esporte, e não como uma maneira de violência gratuita.
- Disciplina
- Melhora da concentração
- Controle da ansiedade
- Desenvolve o autocontrole
- Desenvolve a autoconfiança, comunicação, liderança
- Melhora o equilíbrio e a flexibilidade
- Condicionamento físico, melhora a disposição
- Contribui para a perda de peso
- Defesa pessoal
- Cortesia
- Integridade
- Perseverança
- Autocontrole
- Espírito indomável
1 – Observar as regras do Taekwondo
2 – Respeitar professores e superiores
3 – Nunca fazer mal uso do Taekwondo
4 – Ser campeão da liberdade e justiça
5 – Construir um mundo mais pacífico.
Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988). Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, autocontrole, cortesia, respeito e lealdade.
Cor | Faixa |
9º Gub - Branca | |
8º Gub - Amarela | |
7º Gub - Laranja | |
6º Gub - Verde | |
5º Gub - Azul Claro | |
4º Gub - Azul Escuro | |
3º Gub - Roxa | |
2º Gub - Vermelha | |
1º Gub - Ponta Preta | |
1º ao 9º Dan - Preta |
Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 2 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.
O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os Estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se Esporte Olímpico em 1988.
O Taekwondo tornou-se Esporte Olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000.
A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é a entidade nacional que administra o desporto da modalidade Taekwondo no Brasil. É filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, à União Pan-americana de Taekwondo e à Federação Mundial de Taekwondo.
Fonte: http://www.cbtkd.org.br/confederacao-brasileira-de-taekwondo/
O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.
No Taekwondo, a graduação segue uma hierarquia que é representada por faixas, que simbolizam o ciclo de aprendizagem do aluno. É dividida em 10 estágios (faixa branca e coloridas) e 9 DANS (faixa preta).
Todas as faixas e DANS são obtidos através de exames técnicos avaliados por mestre devidamente filiado na Federação Paranaense e Confederação Brasileira de Taekwondo.
Você sabia? Até o 3º DAN é considerado professor/ kiosanin. A partir do 4º DAN a nomenclatura é de mestre/ sabon nin. E a partir do 7º DAN é grão mestre / kwa dja nin.
Para participar do exame deve ser respeitado o tempo de treino, periodicidade, tempo de graduação, conhecimento das técnicas, condutas, e faixa etária para dar sequência aos exames.
É exigido para o exame de faixa: o poomsae, chutes da graduação, luta combinada e quebramento de tábua. A exigência das técnicas vai aumentando conforme a graduação e conforme a faixa etária do aluno.
A Madureira Taekwondo é devidamente filiada na Federação Paraense de Taekwondo (FPTKD) e Confederação Brasileira (CBTKD). A partir do momento que o aluno faz o primeiro exame de faixa na academia, será filiado à FPTKD e quando se torna faixa preta na CBTKD. Assim como a filiação da Academia, mestre e professores. Treine em Academia Filiada!
Uma luta de Taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 2 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada. O Taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Significa “caminho dos pés e das mãos”. Foi introduzido no Brasil na década de 70 e está cada vez mais difundido, sendo que a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) tem uma federação filiada em todos os Estados. Devido à sua popularização em todo o mundo, tornou-se Esporte Olímpico em 1988.
O Taekwondo tornou-se Esporte Olímpico em 1988, participando dos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Após ficar fora de Atlanta (1996), foi incluído no programa olímpico, valendo medalhas na edição de Sydney-2000.
A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é a entidade nacional que administra o desporto da modalidade Taekwondo no Brasil. É filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro, à União Pan-americana de Taekwondo e à Federação Mundial de Taekwondo.
Fonte: http://www.cbtkd.org.br/confederacao-brasileira-de-taekwondo/
- O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixas pretas.
- O último Campeonato Mundial de Taekwondo aconteceu em junho de 2017, na cidade de Muju (Coreia do Sul). A equipe da Coreia do Sul ficou em primeiro lugar com 10 medalhas conquistadas (5 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze). O próximo campeonato mundial acontecerá em maio de 2019, na cidade de Londres (Inglaterra).
- O maior taekwondista olímpico é o iraniano Hadi Saeibonehkohal, que ganhou três medalhas olímpicas (2 de ouro e 1 de bronze) entre as Olimpíadas de 2000 e 2008.