"O mais importante não é a medalha mas sim,o caminho percorrido para chegar até ela"
Fernando Madureira
Fernando Madureira
FERNANDO MADUREIRA, Grão Mestre de Taekwondo 7º Dan. Técnico da Seleção Brasileira 2004 a 2016. Graduado em Educação Física CREF3442G/PR.
Técnico no Panamericano Rio 2007 do atleta Diogo Silva que conquistou o primeiro ouro dentre todas as modalidades brasileiras. Momento em que taekwondo conquista grande visibilidade.
Técnico na Olimpíada da CHINA/ 2008 na conquista da primeira medalha olímpica da história do Taekwondo com a atleta Natália Falavigna. Olimpíadas de LONDRES/ 2012 com o atleta Diogo Silva. E Analista tático na Olimpíada do RIO/ 2016. Único técnico da América do Sul a participar de três Olimpíadas e consecutivamente.
Perdeu a mãe quando tinha apenas 9 anos. Aos 11 anos de idade conheceu o Taekwondo. O esporte o manteve com olhos no futuro e determinado no presente. Aos 19 anos teve a primeira oportunidade como professor. Foi na antiga ACEL. Depois passou a dar aulas na sede social do Grêmio e no Londrina Country Club. A equipe cresceu, nesta época começou a formar os primeiros faixas pretas e a conquistar títulos. Madureira também atuava como atleta, ganhador de títulos nacionais e internacionais.
Em 1994, aos 25 anos, após 2 cirurgias percebeu que teria que trilhar novos caminhos. Em 1996 as oportunidades se abrem para atuar como técnico. E neste momento se reinventa e idealiza o ´Brazil Open de Taekwondo Championship´ hoje, o maior evento da modalidade da América do Sul.
Devido ao crescimento do Taekwondo no Country e mudanças de estrutura no Clube, decide abrir sua própria academia. Em 1997 inaugura a Academia na JK 300 com Taekwondo e Musculação. Contava com apenas um professor que o auxiliava. Início de uma nova história.
É empresário, técnico, professor, ministra palestra em todo o Brasil, criador de inúmeros projetos esportivos sociais. Sempre investiu em sua carreira e profissionalização. Contabiliza em sua trajetória mais de 40 viagens internacionais com o Taekwondo. Formou-se mestre de Taekwondo na Coréia do Sul, trouxe o método ´baby Taekwondo´ para o Brasil.
Assessora diversas Academias de Taekwondo no Paraná. Já formou mais de 200 faixas pretas e 10 mestres de Taekwondo. Atuou como Conselheiro do CREF (Conselho Regional de Educação Física) de 2011 a 2013. Foi eleito presidente da Federação PR de Taekwondo gestão 2008 a 2016. Eleita melhor Federação do Paraná em 2015 (dentre todas as modalidades esportivas) no Premio Orgulho Paranaense. E eleito melhor dirigente Desportivo pelos relevantes serviços prestados ao Esporte.
O auge como técnico somente foi possível porque mantém uma base de atletas com treinamento intensivo em Londrina. O Taekwondo é de característica individual, mas a base é a equipe, que treina junto diariamente e dá segmento sempre revelando novos talentos. A equipe Madureira é composta por atletas cadetes, juvenil e adulto.